fbpx

Conheça nossos Serviços de Reumatologia

As doenças reumáticas são doenças crônicas que atingem o aparelho locomotor, isto é, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões, ligamentos. Algumas, podem, inclusive, comprometer outras partes e funções do corpo, incluindo a pele. Nosso fundador, Prof. Dr. Castor Jordão Cobra, foi um dos primeiros médicos a descrever algumas dessas doenças, sendo um dos pioneiros no diagnóstico e na proposição de tratamentos.

Conheça algumas das principais doenças reumáticas:

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL

Também conhecida como Artrite Reumatoide Juvenil, a Artrite Idiopática Juvenil é uma doença inflamatória que atinge as articulações e outros órgãos, como pele, olhos e coração.

 

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL

Também conhecida como Artrite Reumatoide Juvenil, a Artrite Idiopática Juvenil é uma doença inflamatória que atinge as articulações e outros órgãos, como pele, olhos e coração.

 

ARTRITE PSORIÁSICA

Afeta as pessoas que têm psoríase – lesões avermelhadas, escamosas, que aparecem principalmente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo – causando inflamação nas articulações, além da pele.

 

ARTRITE REUMATOIDE

Doença inflamatória crônica que afeta as articulações, provocando inchaço, rigidez e dores nas juntas, podendo causar deformações e limitações nos movimentos.

 

DOENÇA DE BEHÇET

Inflamação crônica dos vasos sanguíneos (vasculite) que pode causar feridas doloridas na boca, genitais, lesões na pele e problemas oculares.

 

ESCLEROSE SISTÊMICA

Doença autoimune crônica, rara, caracterizada por alterações degenerativas e formação de cicatrizes na pela, articulações e órgãos internos, além de anormalidades dos vasos sanguíneos.

 

ESPONDILOARTRITES

Grupo de abrange um grupo de doenças inflamatórias da coluna, envolvendo ligamentos e tendões nas interfaces entre o osso e a cartilagem articular (entesites).

 

FEBRE REUMÁTICA

Doença inflamatória que afeta os tecidos conjuntivos do corpo, podendo atingir permanentemente as válvulas cardíacas.

 

GOTA

Doença inflamatória que atinge as articulações sobretudo quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal.

 

LÚPUS

Doença inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.

 

OSTEOARTRITE

Considerada a forma mais comum de artrite, ocorre a partir da degeneração das cartilagens, provocando desgastes nas estruturas ósseas vizinhas. As articulações mais atingidas são as das mãos, joelhos, coxofemorais e coluna.

 

OSTEOPOROSE

É uma condição clínica associada à diminuição da massa óssea (da densidade do osso), o que se traduz em uma maior fragilidade dos ossos, deixando-os mais sujeitos a fraturas.

 

SÍNDROME ANTI-FOSFOLÍPIDE

Distúrbio autoimune na coagulação do sangue, caracterizado por trombose arterial e/ou venosa, provocando complicações na gravidez.

 

SÍNDROME DE SJÖGREN

Doença autoimune caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas mucosas.

 

VASCULITES

Doença caracterizada pela inflamação da parede dos vasos sanguíneos de órgãos como rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias.