O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. É mais comum entre mulheres de 20 a 45 anos, mas pode atingir homens e mulheres de qualquer idade.
Alguns dos sintomas mais comuns do Lúpus são: vermelhidão na face (forma de borboleta), febre e fotossensibilidade, cansaço e perda de apetite, dores musculares, artrite nas articulações, inflamação nos rins, na pleura e no pericárdio.
Com o Lúpus Eritematoso Sistêmico atinge mulheres em idade fértil, é comum que a primeira manifestação ocorra durante a gestação ou no puerpério. Nesses casos, a gestante e o bebê precisam de um acompanhamento especial, porque o Lúpus pode trazer complicações como aborto e risco de transmissão para o bebê.
Muitos pacientes perguntam: lúpus tem cura?
Quando se trata de doenças reumatológicas, como o Lúpus por exemplo, não se fala em cura, o tratamento tem por objetivo aliviar os sintomas e fazer com que a doença entre em remissão, um estágio no qual não se nota sinais de atividade da doença.
Pacientes com Lúpus têm maior sensibilidade aos raios ultravioletas, por isso devem evitar a exposição ao sol e usar filtro solar com alto fator de proteção.