fbpx

O que é a Doença de Behçet?

A doença de Behçet, também chamada de Síndrome de Behçet, é uma vasculite, ou seja, é uma inflamação que acomete os vasos sanguíneos do corpo humano, desde os menores vasos até veias e artérias, causando inflamações importantes que podem levar ao desenvolvimento de tromboses e aneurismas.

A doença pode atingir tanto homens como mulheres. No entanto, os casos mais graves da Síndrome de Behçet atingem, em geral, homens jovens.

Principais sintomas da Doença de Behçet

Entre os sintomas clássicos da Doença de Behçet estão:

  • Aftas na região da boca, que podem aparecer nos lábios, no céu da boca ou na região das amídalas.
  • Úlceras genitais, que podem aparecer acompanhadas ou não das aftas e que geralmente são muito dolorosas.
  • Manchas na pele.
  • Inflamações oculares, como conjuntivite, uveíte. Alguns casos mais graves podem levar à cegueira.

Entre os sintomas raros da Doença de Behçet estão alguns sintomas neurológicos, como dores de cabeça, convulsões, AVC. Essas manifestações são chamadas de Neuro Behçet.

Dica para pacientes com Doença de Behçet

O tratamento da Doença de Behçet está condicionado às manifestações que a doença terá em cada paciente. Em geral, o paciente que acaba de receber o diagnóstico de Síndrome de Behçet se sente numa situação muito desafiadora, pois trata-se de uma doença crônica que não tem cura. No entanto, com o tratamento adequado, orientado por um reumatologista, a Síndrome de Behçet pode entrar em uma fase chamada remissão, quando não há manifestação de sintomas da doença para o paciente. Sendo assim, a principal dica para quem tem Síndrome de Behçet é iniciar o tratamento o mais cedo possível.