fbpx

O que é Síndrome de Sjogren?

A Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune que ataca principalmente as glândulas que produzem as secreções, entre elas, as glândulas salivares e as glândulas lacrimais.

Ela pode ser classificada como Primária, quando não associação com nenhuma outra doença, ou Secundária, associada a outra doença autoimune, como Artrite Reumatoide ou Lúpus.

A Síndrome de Sjogren atinge hoje cerca de 2% da população mundial.

Sintomas da Síndrome de Sjogren

Como a Síndrome de Sjoren ataca principalmente as glândulas salivares e lacrimais, os principais sintomas são olho seco e boca seca. Em virtude dessa diminuição de secreções, a Síndrome de Sjogren também provocar pele seca, secura vaginal e ainda atingir órgãos como pulmão, rins e até mesmo o Sistema Nervoso Central, manifestando-se com formigamentos nas mãos e nos pés, e sintomas como tosse seca e falta de ar.

Como é o tratamento da Síndrome de Sjogren?

O tratamento da Síndrome de Sjogren vai depender do tipo de sintoma que o paciente apresenta. No caso de secura nos olhos e na boca é possível serem utilizadas lágrimas artificiais e até mesmo substitutos de saliva. Para outros acometimentos, é possível a realização de diversos tipos de tratamento medicamentoso.

Assista ao vídeo e veja as dicas que a Dra. Jaqueline Lopes apresenta para os pacientes de Síndrome de Sjogren.