Prof. Dr. Castor Jordão Cobra
Castor Jordão Cobra foi um dos pioneiros da Reumatologia no Brasil. Nascido em 23 de setembro de 1915, Castor se formou em medicina na turma no 25 da Faculdade de Medicina da USP, em 1942. Em seguida, assumiu a Enfermaria para Reumáticos da cadeira do Prof. Cantídio de Moura Campos, que funcionou na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1944, mudando-se para o Hospital das Clínicas logo após sua inauguração. Neste mesmo ano, Dr. Castor abriu seu primeiro consultório na cidade de São Paulo.
Em 1953, Dr. Castor se tornou o primeiro presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia e, anos mais tarde, passou a conduzir o serviço de reumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP. No final da década de 1960, Dr. Castor passou a colaborar com a criação e desenvolvimento do curso de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, onde foi professor, reitor e vice-chanceler. Dr. Castor se dedicou amplamente à Universidade até a sua morte, em 1984.
De 1944 a 2019, a carreira e o legado do Prof. Dr. Castor Jordão Cobra atravessaram o tempo por meio de um trabalho sólido, construído em três gerações de médicos da família: Dr. Castor, seus filhos e seus netos. Com 75 anos de atividades ininterruptas, a clínica que ele fundou é a memória viva de um médico que dedicou sua vida a melhorar a vida de outras pessoas.